quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Osmando é o novo Administrador da Regional Pampulha/BH



O ex-prefeito de Itaúna, Osmando Pereira, toma posse amanhã, em Belo Horizonte, como o novo Administrador Regional da Pampulha. O cargo foi uma indicação direta do Governador de Minas, Aécio Neves, e demonstra o prestígio que o político itaunense tem no ninho tucano. Osmando enfrentará muitos desafios na nova função, na qual poderá exercitar suas habilidades de administrador.

A Regional da Pampulha é uma das mais importantes de Belo Horizonte, com destaque para o turismo ecológico, cultural e de lazer e uma população de cerca de 155 mil habitantes (quase o dobro de Itaúna). Apesar de ser mais lembrada pelas belezas naturais, pela arquitetura e pelos estádios do Mineirão e Mineirinho, a Pampulha também possui áreas consideradas de risco que abrigam cerca de 20% de sua população.

Osmando Pereira foi convocado para o cargo por ter-se destacado na administração de Itaúna por três mandatos e por ser conhecido como um político empreendedor e urbanista. Os planos para a Pampulha são grandiosos na administração de Lacerda, que pretende abrir novas frentes de desenvolvimento e modernização dos acessos à região com vistas à Copa do Mundo de 2014. A presença de Osmando facilitará a parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Estado para a realização das obras de maior porte, principalmente as que visam à realização da Copa do Mundo.

Para Osmando, trata-se de uma reviravolta e um novo desafio: "É tudo novo, é uma área de muitos contrastes, áreas nobres convivendo com favelas e locais de baixa renda. Além da questão da lagoa da Pampulha, das obras ambientais e de saneamento e também o desafio do desenvolvimento turístico. Vamos assumir como uma missão para representar Itaúna na administração de Belo Horizonte. Levarei sempre o nome de Itaúna em minhas funções. Este posto nos coloca no centro do poder e vamos estar atentos para utilizar este espaço para ajudar Itaúna sempre que surgir uma oportunidade".

A região da Pampulha possui 34 bairros e 10 vilas agrupados em cinco micro-regiões, as chamadas Unidades de Planejamento. De acordo com o censo do IBGE de 2000, a população da região era de 142.602 mil habitantes, estima-se que atualmente seja de cerca de 155 mil habitantes. Esta população possui à sua disposição: 12 escolas municipais, 13 escolas estaduais e nove centros de saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA Pampulha), além de hipermercados, shoppings, rede bancária, rede de ensino particular, postos de serviços automotivos, hospitais, clínicas, áreas de lazer, dentre outros.

Fonte: Hélen Lara
Foto: Franco Vasconcelos - www.jornaldeitauna.com