terça-feira, 19 de maio de 2009

Segundo FGV, América Latina caminha para recuperação econômica

[SWF]http://www.jornaldeitauna.com/wp-content/uploads/2009/04/fullbanner.swf, 468, 60[/SWF]



Foi divulgado nesta terça-feira (19) uma sondagem Econômica da América Latina onde é relatado que o "fundo do poço" da crise global já passou, e agora a economia latino-americana, seguida pela economia mundial, estariam caminhando para uma recuperação. O estudo foi feito em parceria pelo Institute for Economic Research at the University of Munich (Instituto Ifo) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A economia na América Latina melhorou em abril impulsionada por uma melhora nas expectativas. No mês passado, a economia atingiu o nível de 3,6 pontos acima do desempenho de 2,9 pontos no último resultado do levantamento, divulgado em janeiro, e que tinha sido o pior nível da série histórica da pesquisa, iniciada em 1990.

O ICE abaixo de cinco pontos indica "clima ruim" na região. Entretanto, a FGV e o instituto IFO consideram que o avanço do IE entre janeiro e abril está atingindo um nível próximo ao da linha divisória entre pessimismo e otimismo. Isso poderia sinalizar que a região está se encaminhando para a recuperação.

A sondagem mostra que, assim como o ICE da América Latina subiu para 3,6 pontos em abril, após registrar taxa de 2,9 pontos em janeiro, o ICE da economia mundial também melhorou, e cresceu para 3,6 pontos em abril após ter desempenho de 2,8 pontos em janeiro deste ano.

Na América Latina, com exceção da Argentina, Bolívia, Uruguai e Venezuela, todos os países apresentaram um ICE maior em abril, ante janeiro deste ano. Entretanto, todos os países continuam com cenário econômico ainda insatisfatório ou ruim.

Fonte: O Tempo