quinta-feira, 7 de maio de 2009

Prefeitura apoia campanha do Ministério Público

[SWF]http://www.jornaldeitauna.com/wp-content/uploads/2009/04/fullbanner.swf, 468, 60[/SWF]



A Prefeitura de Itaúna, por meio do Departamento de Cultura e o CODEMPACE apoiam a campanha realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais e a Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico, que alerta sobre o comércio clandestino de peças sacras. Segundo o diretor de Cultura e Presidente do Codempace João José Joaquim de Oliveira, Minas Gerais é o estado que mais sofre com o comércio clandestino de peças sacras.

De acordo com a Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Artístico de MG, em 2008, foram roubadas 100 peças sacras. A maior parte, exemplares de arte barroca, datados do século XVIII. Foi o maior saque ao patrimônio histórico do estado dos últimos cinco anos. O Prefeito de Itaúna disse que é dever de cada cidadão fiscalizar e denunciar esta prática ilegal. “Não é apenas a obra que está sendo perdida, mas parte da nossa história e da nossa cidadania”, afirma o Prefeito.

Para denunciar basta procurar a Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, localizado na rua Timbiras, 2941 – Barro Preto – Belo Horizonte – Cep: 30.140-062; pelo telefone (31) 3250-4620 ou nos sites: cppc@mp.mg.gov.br - www.mp.mg.gov.br/cppc

Confira o campanha do Ministério Público:

O comércio clandestino de peças sacras é crime. Muitas obras estão desaparecidas e podem ter sido furtadas ou comercializadas ilicitamente. Certifique-se da origem das peças e denuncie. Assim, você ajuda a recuperar parte de nossa cultura. Se tiver informações, procure os órgãos de proteção do patrimônio cultural.

Fonte: Ascom