quinta-feira, 7 de maio de 2009

Governo confirma quatro casos de gripe suína no Brasil

[SWF]http://www.jornaldeitauna.com/wp-content/uploads/2009/04/fullbanner.swf, 468, 60[/SWF]



O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou na noite desta quinta-feira quatro casos de gripe suína --a gripe A (H1N1)-- no Brasil. Há casos em três Estados: São Paulo (2), Rio (1) e Minas (1). Os pacientes são adultos e passam bem, afirmou o ministro. Todos contraíram a doença no exterior --três estiveram no México e um, nos Estados Unidos. O Brasil tem outros 15 casos suspeitos.

Três dos quatro pacientes já receberam alta médica. Temporão afirma que nenhum deles oferece risco de contaminar outras pessoas.

Para o ministro, a confirmação da doença não muda a estratégia do Brasil para se prevenir contra a gripe suína, já que todas as medidas preventivas foram tomadas com antecedência. Ele afirma que a população deve evitar a automedicação. "Todos os casos são importados, e o vírus não circula no Brasil", afirmou.

Em São Paulo, um dos casos confirmados é de um rapaz de 24 anos que esteve no México entre os dias 17 e 22 de abril. Ele apresentou os sintomas no dia 24 e ficou internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas por dez dias, informou a Secretaria Estadual da Saúde.

O outro paciente de São Paulo, um homem de 48 anos, esteve nos Estados Unidos entre os dias 19 e 28 de abril. Ele apresentou os sintomas no dia 29 e também foi atendido no Emílio Ribas, onde foi medicado e mantido sob monitoramento. De acordo com o ministério, ele não ficou internado, e nenhum dos familiares manifestou sintomas da doença.

Em Minas, o paciente --que esteve no México entre os dias 22 e 27 de abril-- também já teve alta. Ele começou a manifestar os sintomas dia 26 e foi internado quando chegou ao Brasil. Ele recebeu alta no dia 29 e permaneceu em isolamento domiciliar até quarta-feira (6).

Apenas o paciente cujo caso foi confirmado no Rio continua internado. De acordo com Temporão, ele retornou do México no último dia 3, está internado desde terça-feira (5) e passa bem. Um outro paciente que também está internado no isolamento do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, ligado à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), teve contato com o jovem de 21 anos que teve diagnóstico confirmado para a gripe suína.

Segundo o ministro, outros 15 casos suspeitos da doença ainda são analisados no país. Os exames laboratoriais que confirmam ou descartam a contaminação pela doença podem sair nesta sexta-feira. Outros 93 casos foram descartados.

Os kits para realização de exames laboratoriais que diagnosticam a gripe suína chegaram na noite de quarta-feira ao Brasil. Eles permitem o diagnóstico em 72 horas, e o resultado saiu antes do previsto nos quatro casos confirmados hoje.

"Vamos continuar fazendo o mesmo trabalho, só que agora com uma arma muito importante, porque temos um reagente pronto para fazer o diagnóstico", disse Temporão. O ministro afirma que o Brasil tem material para tratar 12.500 pessoas e matéria-prima para remédios para mais 9 milhões.

Fonte: Folha de São Paulo