terça-feira, 12 de maio de 2009

Emprego na indústria tem o pior resultado desde 2001, constata IBGE

[SWF]http://www.jornaldeitauna.com/wp-content/uploads/2009/04/fullbanner.swf, 468, 60[/SWF]



O nível de emprego na indústria brasileira recuou 0,6% de fevereiro para março, a sexta retração consecutiva nesse tipo de comparação. Em relação a março do ano passado, a redução foi de 5%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou os dados hoje (12), este foi o pior resultado desde 2001, quando a série histórica da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário teve início.

O levantamento mostra, ainda, que desde outubro do ano passado, após o agravamento da crise financeira internacional, o emprego na indústria acumula perda de 5,8%. Nos 12 meses fechados em março, o estudo revela alta discreta de 0,3%. De janeiro a março, observa-se recuo de 4% na comparação com o mesmo período de 2008.

A pesquisa revela também que de fevereiro para março a folha de pagamento dos trabalhadores da indústria recuou 2,5% e, no confronto com março do ano passado, a retração foi de 2,2%.

As demissões superaram as contratações nos 14 locais pesquisados na comparação entre os meses de março dos dois anos. As pressões negativas mais significativas foram exercidas por São Paulo (-4,0%), Região Norte e Centro-Oeste (-8,6%) e Minas Gerais (-6,2%).

Em termos setoriais, na mesma base de comparação, a retração no nível de emprego industrial atingiu 14 dos 18 ramos investigados, principalmente vestuário (-8,6%), máquinas e equipamentos (-8,2%), calçados e artigos de couro (-10,3%) e meios de transporte (-7,0%).

Fonte: Agência Brasil